top of page

ÁCIDO

Segundo a definição de Arrhenius, ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.

WhatsApp Image 2019-08-22 at 17.35.53.jp

ANTICLINAL

Dobra com a concavidade voltada para cima.

escala1 (1).jpg

BASE

Uma base (também chamada de álcali), de acordo com a química clássica, é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa.

BRITADOR DE MANDÍBULAS

O Britador de Mandíbulas foi projetado para britar, rochas resistentes e materiais advindos da construção civil que podem ser reciclados.

britador de mandibula.jpg

CAPA

Teto ou bloco situado acima do plano de falha.

falha-inversa.jpg

CISALHAMENTO

Tensão de cisalhamento, tensão tangencial, ou ainda tensão de corte ou tensão cortante é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes.

falha-transcorrente.jpg

CRISTALOGRAFIA

Ciência que classifica e descreve os cristais, em suas estruturas, suas formas e nas leis que presidem o seu processo de formação.

cristais.jpg

COMINUIR

Reduzir a partículas diminutas ou pó fino; triturar, pulverizar.

hqdefault.jpg

DEPÓSITO MINERAL

Concentração natural de determinados elementos ou substâncias na crosta terrestre.

Veins and Hydrothermal Deposits (1).jpg

DEXTRAL

Quiralidade ou direção relativa. Refere-se ao sentido horário ou lado direito.

hqdefault (1).jpg

DÚCTIL

A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fractura.

ESTRATIGRAFIA CRUZADA

Estrutura de lâminas ou camadas que se cruzam e truncam em ângulos e que foram depositadas dentro de um processo contínuo de sedimentação, sem ocorrer discordância.

Sem título.jpg

ESTRATIGRAFIA DAS ROCHAS

A Estratigrafia (do latim stratum e do grego graphia) é o ramo da geologia que estuda os estratos ou camadas de rochas, buscando determinar os processos e eventos que as formaram. Basicamente segue o princípio da sobreposição das camadas.

Estatigrafia.jpg

ESTRUTURA

A forma e os tipos de minerais que compõem as rochas interferem diretamente em sua estrutura (aspectos gerais externos) e em sua textura (aspectos referentes à composição detalhada). Em linhas gerais, as rochas são divididas em três tipos principais: ígneas (ou magmáticas), metamórficas e sedimentares.

Sem_título1.jpg

FLANCOS

As partes laterais das rochas.

6-dobras-e-falhas-25-728.jpg

FLUXOGRAMA

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada.

fluxograma2.png

GANGA

Na mineração, a ganga é o material comercialmente inútil que envolve ou está intimamente misturado com um mineral procurado em um depósito de minério.

GRANULOMETRIA

Especificação dos diâmetros do material que compõe o solo ou os depósitos sedimentares.

RochaMoagem.jpg

INCREMENTO

Quantidade de material retirada do universo e que se deseja compôr a amostra primária.

JAZIDA MINERAL

Jazida mineral é uma concentração local de uma ou mais substâncias úteis que tenham valor econômico, seja na superfície ou no interior da Terra.

mineral-stone-quarry-jazida-2.jpg

LAPA

Muro ou bloco situado abaixo do plano de falha.

LOTE

Quantidade manipulável de material.

88-889617_dirt-pile-png-soil.png

MALHAS DE PENEIRAMENTO

Peneiras.

metso_screening_media.jpg

MINERAL

Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos.

db4cadfcba41e1fa45565f85e318e181.jpg

MINERALOGIA

Mineralogia se dedica ao estudo da química, estruturas molecular e cristalina e propriedades físicas de minerais, bem como a sua gênese, metamorfismo, evolução química e meteorização.

MINÉRIO

Minério é um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração.

card-carvão.png

MOAGEM

Ato ou efeito de moer, moedura.

NORMAS DA ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940.

PLANO AXIAL

O plano horizontal, transverso ou axial atravessa o eixo da rocha.

6-dobras-e-falhas-25-728 (1).jpg

REJEITO

Rejeitos, na atividade de mineração, são os resíduos sólidos resultantes dos processos de beneficiamento a que são submetidas as substâncias minerais.

ROCHA ÍGNEA EXTRUSIVA

Também chamada de vulcânica, originada em altas temperaturas a partir da solidificação do magma.

ROCHA ÍGNEA INTRUSIVA

Formadas abaixo da superfície ou próximo à superfície.

RÚPTIL

Característica reológica de material (rocha, mineral, produto industrial..) que, em determinadas condições termodinâmicas, ao ultrapassar o limite de rigidez, deforma-se permanentemente, fragmentando-se por fraturamentos ou quebramentos ao sofrer tensões.

SINCLINAL

Em geologia estrutural, um sinclinal é uma dobra com a concavidade voltada para cima, exibindo camadas que pendem em direção ao centro da estrutura.

escala1.jpg

SINISTRAL

Define a quiralidade ou direção relativa. Refere-se ao sentido anti horário ou lado esquerdo.

hqdefault (2).jpg

TEOREMA DE PITÁGORAS

O Teorema de Pitágoras está relacionado com o comprimento dos lados do triângulo retângulo. Essa figura geométrica é formada por um ângulo interno de 90°, chamado de ângulo reto. O enunciado desse teorema é: "a soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa."

teorema-de-pitagoras1-450x253.jpg

TEOREMA DE TALES

O teorema de Tales, cuja tradição atribui este teorema ao filósofo grego Tales de Mileto, afirma que quando duas retas transversais cortam um feixe de retas paralelas, as medidas dos segmentos delimitados nas transversais são proporcionais. Diz-se que o teorema foi usado na medição da altura de uma pirâmide.

teorema-tales.jpg

FELDSPATO

O feldspato faz parte do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre e possuem uma baixa densidade.

EROSÃO

É o processo ou conjunto de processos, tais como desgaste, e acumulação, que transformam e modelam a superfície da Terra devido à ação dos agentes naturais, como as chuvas, o transporte do vento, os rios, o gelo (glaciares) e o mar.

DÚCTIL

A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformidade que um mineral suporta até o momento de sua fratura.

DEPÓSITO MINERAL

Concentração natural de determinados elementos ou substâncias na crosta terrestre.

CONGLOMERADO

Um conglomerado é uma rocha obtida por conglomeração (juntar, amontoar, unir fragmentos). Posto isto, o conglomerado pode surgir a partir da união de uma ou várias substâncias (formando os clastos) mediante um conglomerante (formando o arcabouço), de tal modo que seja uma massa compacta.

CALCÁRIO

Calcário é um nome dado, de forma geral, para as rochas sedimentares carbonáticas. Um nome mais amplo, que engloba os calcários calcíticos e calcários dolomíticos.

BIOTITA

É um tipo de minca, mineral comum máfico e da classe dos silicatos, normalmente granular ou com agregados escamosos, podendo ser encontrado em cores diferentes como preto, marrom escuro entre outros.

BASALTO

Rocha ígnea eruptiva, possui cor cinza-escura a preta e composição máfica.

ARENITO

Arenito ou grés é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas.

ANFIBÓLIO

Minerais do grupo dos anfibólios têm estruturas formadas por cadeias duplas adjacentes, ligadas por cátions. A hornblenda, membro desse grupo, é um mineral extremamente comum nas rochas ígneas e metamórficas. Sua composição é complexa, incluindo cálcio (Ca2+), sódio (Na+), magnésio (Mg2+), ferro (Fe2+) e alumínio (Al+).

LITOLOGIA

É a parte da geologia que estuda especialmente a gênese, a composição e as propriedades das rochas; petrografia.

litologia.jpg

LITIFICAÇÃO

Litificação é um termo usado em Geologia que define um conjunto complexo de processos que convertem os sedimentos em rochas consolidadas

litificação.jpg

GNAISSE

O gnaisse é uma rocha resultante de metamorfismo intenso. As pressões orientadas fazem com que os minerais se disponham em camadas mais ou menos paralelas.

gnaisse.png

TEXTURA

A textura é o termo que indica os tamanhos e as formas dos cristais e o modo como estão unidos.

TEXTURA.png

CALCITA

A calcita (carbonato de cálcio, CaC03) é um dos minerais não-silicáticos mais abundantes da crosta terrestre, sendo o constituinte principal de um grupo de rochas, os calcários e forma as conchas de ostras e de muitos outros organismos.

CALCITA.jpg

GEOLOGIA

A Geologia é a ciência que estuda o planeta terra, a sua origem, a sua estrutura, os materiais constituintes e a história neles registradas ao longo dos ciclos de processos que os modificam.

GEOLOGIA.png

SILICATO

Silicatos são os minerais mais abundantes da crosta terrestre, são formados pela combinação de oxigênio (O) e silício (Si) - os dois elementos de maior ocorrência na crosta - com cátions de outros elementos.

SILICATO.png

QUARTZO

Quartzo é considerado o mineral mais abundante existente na Terra. Sua forma mais conhecida são as de cristais de quartzo, como pedaços de vidros quebrados.

QUARTZO.png
bottom of page